Uma tempestade na tarde desta quinta-feira (23) em Ivaté, no norte do Paraná, deixou dois trabalhadores rurais feridos após serem atingidos por um raio. Infelizmente, um dos homens, de 41 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O incidente ocorreu por volta das 13h, em uma lavoura de cana na zona rural do município, enquanto 32 trabalhadores faziam o plantio manual da cana. Quando a chuva começou, os trabalhadores se abrigaram em um ônibus, mas o homem atingido estava mais distante.
A equipe do Samu foi acionada pelos próprios trabalhadores e constatou o óbito do homem atingido pelo raio. O outro trabalhador, de 39 anos, foi encaminhado para o pronto atendimento do município por funcionários da empresa terceirizada da usina. Apesar de não ter sofrido queimaduras, o homem ficou em estado de choque ao testemunhar o ocorrido com o colega de trabalho.
A Polícia Militar acompanhou a situação na lavoura e o Instituto Médico Legal (IML) e a perícia de Umuarama foram acionados. O corpo do homem que faleceu foi recolhido pelo IML.
O caso serve de alerta para a importância de tomar medidas de segurança durante tempestades, especialmente em áreas abertas e com a presença de raios. As autoridades recomendam que as pessoas evitem ficar expostas durante tempestades e busquem abrigo em locais seguros.
Foto: Danilo Martins/OBemdito