Nesta quinta-feira, 9 de março, a Operação Sumérios foi deflagrada pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 6ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão. A operação investiga possíveis crimes de fraude à licitação, falsidade ideológica e associação criminosa em 28 licitações realizadas pela Prefeitura de Enéas Marques entre 2014 e 2017, que podem envolver servidores públicos e empresários.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Enéas Marques, Francisco Beltrão, Nova Esperança do Sudoeste, Dois Vizinhos e Curitiba, autorizados pelo Juízo Criminal de Francisco Beltrão. As investigações conduzidas pela 6ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão apontaram que o Município de Enéas Marques direcionava procedimentos licitatórios ou beneficiava empresas com prorrogações de contrato, com a colaboração de servidores públicos dos setores de licitação e compras. As falsificações de publicações de extratos no Diário Oficial de um jornal regional contavam com a ajuda de uma funcionária do jornal na época dos fatos.
Os objetos apreendidos incluem aparelhos de telefone celular, computadores e documentos, que serão periciados pelo Instituto de Criminalística. A quantia de R$ 267 mil em dinheiro e US$ 1,9 mil foi encontrada em uma das empresas onde foram cumpridos os mandados. Todos os itens apreendidos serão analisados durante as investigações.